Estado de Goiás

Convite | Conferência/Debate: Reflexões sobre a cartografia  

No próximo dia 26 de abril, às 14h30, acontecerá na sala do Lapihcer (Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar em História e Cultura do Cerrado, associado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), da Universidade Estadual de Goiás) a conferência/debate Reflexões sobre a Cartografia: diálogo entre a História e a Geografia através de mapas, com a professora convidada Adriana Aparecida Silva, doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás e professora/pesquisadora do TECCER.

A proposta do encontro é pensar a respeito da importância dos mapas através da relação entre história e cartografia. A conferência integra um projeto maior que visa promover o debate na universidade por meio de uma reflexão interdisciplinar que estimule a aquisição de conhecimentos práticos essenciais no processo de formação de professores e pesquisadores que atuam no Campus de Ciências Socioeconômicas e Humanas (CSEH).

Segundo o professor Fernando Lemes, coordenador do Lapihcer e responsável pelo projeto, haverá periodicamente um professor convidado, fazendo do laboratório um espaço permanente de reflexão e debate sobre os mais diversos assuntos, ligados direta ou indiretamente ao mundo acadêmico.  “Mesmo porque”, lembra o professor, “se uma das funções do Lapihcer é promover o estímulo à pesquisa sobre a história e a cultura do Cerrado, disponibilizando seu espaço e acervo bibliográfico e documental como fontes de pesquisa e conhecimento, outra função é a promoção de encontros que desafiem estudantes a pensar de forma crítica certos aspectos técnicos, políticos e sociais ligados à vida cotidiana de uma universidade que pode intervir de forma mais efetiva nos acontecimentos que afetam a comunidade na qual está inserida”.

O evento tem como público alvo os estudantes dos diversos cursos de graduação do campus, sendo que esta conferência será a primeira de uma série que visa aproximar o conhecimento produzido nos programas de pós-graduação dos estudantes dos cursos de graduação, futuros professores e pesquisadores.

Para o professor Fernando Lemes, “este é o caminho para que a pesquisa produzida nos programas de pós-graduação possa encontrar-se com o ensino, componente fundamental dos cursos de graduação, articulando-se através de um processo de reflexão e criatividade mútua”. “Este simples entrelaçamento”, conclui, “pode garantir maior legitimidade ao papel da universidade, ampliando e socializando seus efeitos para o conjunto da comunidade acadêmica e da sociedade”.

A conferência/debate será aberta a toda a comunidade acadêmica do campus e as inscrições poderão ser feitas no local do evento.

______________

Conferência/debate: Reflexões sobre a Cartografia: diálogo entre a História e a Geografia através de mapas

Data: Quinta-feira, 26 de abril de 2018

Horário: 14h30

Local: Sala do Lapihcer (Campus de Ciências Sócioeconômicas e Humanas – CSEH)

lapihcer

Notícia publicada em 23/04/2018