Estado de Goiás

Linhas de pesquisa  

 O Programa de Pós-Graduação em Territórios e Expressões Culturais no Cerrado (TECCER), nível mestrado, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) possui atualmente duas linhas de pesquisa, são elas: DINÂMICAS TERRITORIAIS NO CERRADO e SABERES E EXPRESSÕES CULTURAIS DO CERRADO. 

 

DINÂMICAS TERRITORIAIS NO CERRADO

O domínio do cerrado é caracterizado por dinâmicas territoriais complexas. Seus recursos naturais diversificados permitiram o estabelecimento da exploração econômica tradicional, como também a exploração econômica em larga escala. Nele se configuraram projetos políticos complexos de ocupação do território, emanados do Estado e de suas instituições, como também das propostas alternativas dos movimentos sociais contestatórios. Nele se viabilizou um modelo de sociedade marcada pela ruralização, como também um modelo de modernas capitais planejadas convivendo com cidades centenárias.

Portanto, o objetivo desta linha é desenvolver pesquisas que enfoquem a dinâmica social, ambiental, histórica, econômica e política no território. Espera-se, com isso, uma postura crítica em que o Cerrado seja analisado em múltiplas dimensões: natureza e sociedade, inovação e atraso, moderno e tradicional, rural e urbano, riqueza e pobreza, Estado e povo.

 

Os Grupos de Trabalho (GT) que compõem a Linha de Pesquisa Dinâmicas Territoriais no Cerrado são:

GT 1 - Território, Estado e Sociedade. Descrição: O Grupo de Trabalho desenvolve estudos e pesquisas sobre as dinâmicas territoriais, as ações do Estado sobre os espaços urbano e rural, bem como as consequências e os impactos sociais, econômicos e ambientais destas ações na sociedade. O grupo privilegia, entre outras, as seguintes temáticas de pesquisa: experiências históricas de planejamento econômico; integração do território; questão agrária; fluxos migratórios; grandes projetos de investimento; movimentos sociais; concentração produtiva; problemas ambientais.

GT 2 - Cidades, Sistemas e Habitar. Descrição: O grupo de trabalho investiga as articulações territoriais no ambiente do Cerrado, com ênfase no eixo Goiânia-Anápolis-Brasília. As pesquisas interdisciplinares desenvolvidas abordam as escalas interregional e intraurbana, em suas dimensões sociais, econômicas, culturais e políticas. Algumas das temáticas pertinentes ao grupo são: as teorias da urbanização; as metrópoles, as cidades pequenas e médias; a interrelação cidade-campo; as redes urbanas e suas hierarquias; os agentes modeladores do espaço urbano; a morfologia, a paisagem e os estilos de vida no meio urbano; a metamorfose do habitar.


 

 

SABERES E EXPRESSÕES CULTURAIS DO CERRADO

Por ser uma área espacial abrangente e de ocupação humana antiga, no domínio do Cerrado surgiram expressões culturais próprias, muitas advindas de outros lugares e adaptadas à sua peculiaridade ambiental e cultural. Desse modo, neste território encontram-se formas específicas de religiosidades, produções arquitetônicas e estéticas, manifestações folclóricas, festas tradicionais, atividades de lazer, culinária, mitos e rituais marcados pela singularidade do meio em que estão localizadas.

O domínio do Cerrado também foi objeto de muitos saberes que se propuseram a explicá-lo, analisá-lo, representá-lo ou compreendê-lo. Portanto, interessa perceber o modo como esse domínio foi e ainda é objeto de representação das artes plásticas, da literatura regional, das produções cinematográficas, dos mitos indígenas, dos provérbios e causos sertanejos.

Interessa também perceber o domínio do Cerrado como objeto de análise dos saberes das ciências naturais, biológicas, sociais e da historiografia.

 

 Os Grupos de Trabalho (GTs) que compõem a Linha de Pesquisa Saberes e Expressões Culturais no Cerrado são:

 GT 3 - Saberes, Cultura e Meio Ambiente. Descrição: O grupo de trabalho desenvolve estudos e pesquisas em História Cultural e História Ambiental. Compreende, entre outras, as seguintes temáticas de pesquisa: fronteira e natureza; povos tradicionais e seus saberes; meio ambiente; diversidade cultural e interculturalidade; Educação e interdisciplinaridade; História, sociedade e representações do cerrado; transformações socioculturais no Cerrado.

GT 4 - Expressões Culturais e Estéticas do Cerrado. Descrição: O grupo de trabalho estuda as manifestações culturais e estéticas dos diferentes grupos sociais existentes no Cerrado. Algumas das temáticas pertinentes ao grupo são: as festas e rituais; a estética da cultura popular e erudita; manifestações culturais urbanas; a produção literária popular e erudita; a produção audiovisual sobre e no Cerrado; as religiosidades; os valores e as representações culturais populares.